Notícias e Novidades

Dia da árvore celebra a importância da preservação para a vida na Terra

publicado em 21 de setembro de 2016

1-dia_arvore_ninoO Dia da árvore é comemorado todo dia 21 de setembro. A data foi escolhida porque é a mesma do início da primavera. Mas a árvore merece mesmo um dia especial porque é muito importante para todo mundo! Falando nisso, você já parou para pensar no tamanho da importância que as árvores têm para o nosso Planeta? Então vamos lá!

Além de reter o dióxido de carbono (CO2), que em excesso contribui para o aquecimento global, elas fornecem a maior parte do oxigênio de que precisamos para sobreviver. Assim, contribuem para diminuir a poluição e ajudam a reduzir casos de asma, de câncer de pele e até de doenças relacionadas ao estresse. E tem outra coisa. Quem não gosta de aproveitar a sombra de uma árvore para brincar, ler um bom livro ou fazer um picnic?

Achou muito? Pois fique sabendo que ainda tem mais:

Ecologia- As árvores ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia porque as folhas e as raízes contribuem para o controle do clima. As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas liberam umidade no ar. Tudo isso acontece sem que a gente consiga ver, mas uma árvore, sozinha pode liberar 150 mil litros de água no meio ambiente por ano! Isso faz com que o clima fique mais agradável e diminua o uso de ventiladores e ar condicionado.

– Desenvolvem um papel importantíssimo no ecossistema, pois são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc.

– Diminuem a poluição sonora e os ventos, mantendo a umidade do ar e a regularidade das chuvas.

– Suas folhas podem ser usadas em medicamentos e chás.

– Produzem frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

– Geram saúde dos solos e evitam erosão com suas raízes.

Fonte: EBC