Blog

Conheça os benefícios de ter energia solar em empresas

publicado em 30 de janeiro de 2019

 

Em tempos de crise energética e aumento de até 60% nas tarifas da conta de luz, a adoção de energia solar em empresas tem sido cada vez buscada. Além do impacto econômico, essas corporações também buscam, com a instalação de painéis fotovoltaicos, provocar melhorias sociais e ambientais no espaço de trabalho, que melhorem a imagem e o valor da empresa. Grandes companhias, como a Petrobras e a Light, têm apostado neste recurso natural e seus vários benefícios.

Esta alternativa tem sido adotada também por muitas empresas de pequeno e médio porte, que se beneficiam do aumento dos incentivos governamentais de crédito para a adoção de tecnologias sustentáveis de geração de energia. Quer conhecer as vantagens da implantação de energia solar em empresas? Acompanhe nosso artigo e fique informado sobre esta tendência.

Sustentabilidade:

Um dos principais impactos positivos da adoção de energia solar em sua empresa diz respeito à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O sol é uma fonte renovável e inesgotável de energia, e a conversão da solar para a elétrica não emite gases que provocam o efeito estufa. Além de ser bom para o planeta, inseri-la na política de sustentabilidade de sua empresa gera valor perante a sociedade e promove a redução dos custos fixos.

Marketing “do bem”:

A preocupação cada vez maior com o destino do planeta e o suprimento das gerações futuras, faz com que empresas amigas do meio ambiente sejam muito bem-vistas, inclusive, pelo mercado financeiro e possíveis investidores.
A instalação de painéis fotovoltaicos e geração de energia solar podem melhorar, e muito, a imagem do seu negócio. Se apresentar como uma corporação empenhada em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros, pode consolidar e alavancar sua empresa, seja qual for o seu mercado de atuação.

Redução da conta e economia a longo prazo:

Obviamente, toda a empresa busca a redução de seus custos fixos. Apesar de ter um investimento inicial considerado alto, a instalação de painéis de captação de energia solar são um ótimo investimento a longo prazo.

Primeiramente, a conta de energia elétrica diminui drasticamente, ou pode até mesmo zerar, dependendo do tipo de instalação e das condições do local. Isso faz com que o investimento inicial se pague entre 6 e 12 anos, em média. A partir desse período, toda a energia gerada se converte em economia para a empresa. Além disso, a vida útil das placas é muito grande, podendo chegar a 25 anos, o que reduz muito as despesas de manutenção.

Praticidade na instalação:

Por serem colocadas na parte exterior, geralmente no telhado das edificações, a instalação de painéis fotovoltaicos não costuma interferir na rotina de trabalho das empresas. Além disso, através da adoção do sistema plug-and-play (conectar e utilizar, em tradução livre), o processo se torna muito mais fácil e rápido, com o mínimo de interferência no sistema elétrico do edifício. O procedimento ainda permite a fácil expansão do sistema, no caso de sua empresa crescer e necessitar de uma maior geração de energia.

Fonte: Solarvolt