Blog

Vale a pena instalar energia solar na minha casa?

publicado em 21 de outubro de 2019

Sim, vale a pena instalar energia solar. Primeiramente porque você está fazendo um bem para o planeta. Está gerando energia limpa, que não polui, não emite gases e nem gera ruído. Depois, porque, você estará se beneficiando financeiramente. O sistema fotovoltaico gera uma economia real na conta de energia e te protege contra os aumentos na tarifa cobrada pela concessionária.

Aspecto financeiro

Blindagem contra aumentos
A blindagem contra aumentos de tarifa acontece, pois os aumentos da conta de luz não incidirão mais sobre a conta de luz de quem tem energia solar. Quando a tarifa da conta de luz aumentar, os créditos de energia também se valorizam. Os créditos de energia junto a concessionária são em kWh (kilowatt-hora) e não em R$ (reais). Os aumentos da tarifa de energia dos últimos anos foi consideravelmente superior a inflação. Com o sistema solar não serão pagos os aumentos da tarifa, pois o consumo de energia da rede terá sido reduzido.
Investimento com retorno garantido
A geração de energia acontece mesmo em dias nublados ou chuvosos. Um bom dimensionamento do sistema solar considera todos os fatores como insolação média de cada cidade, possíveis sombreamentos causados por árvores, chaminés ou prédios vizinhos. A resolução 482 da ANEEL garante a compensação de energia por todas as concessionárias do país. O tempo de retorno do investimento fica entre 3 e 5 anos dependendo do tamanho do sistema e da cidade onde está instalado.

Excelente rendimento financeiro
Um investimento típico em energia solar tem rentabilidade de três vezes a poupança.

Valorização do imóvel

Existe também a valorização do imóvel. No caso de uma venda da residência existirá um valor agregado referente à eficiência energética do imóvel. Há estudos que mostram uma valorização de até de 6% no valor do imóvel após a instalação e energia solar fotovoltaica.
As casas com sistemas solares são vendidas em menos tempo. O sistema fotovoltaico funciona como um diferencial na hora da venda.
Se você quer saber como zerar a conta de luz, deve estar atento a taxa mínima. Nesse outro post, falamos a respeito de como calcular o menor valor a ser pago a concessionária de energia.

Aspecto ambiental

Melhoria no conforto térmico
A instalação dos painéis solares fotovoltaicos trás um benefício para a temperatura ambiente da casa. Como eles são montados, em sua grande maioria das vezes, sobre o telhado da casa, os painéis recebem a maior parte da insolação direta que incidia anteriormente sobre as telhas, agora incide sobre os painéis que absorvem essa energia.

O sol não vai incidir mais diretamente sobre as telhas. Isso faz com que o calor do sol tenha mais dificuldade de entrar na casas, devido a nova barreira solar.

Energia sem poluição
Você irá gerar sua própria energia elétrica e contribuirá para um planeta mais limpo e sustentável.

Aspecto social

Geração de empregos
Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o setor de energia renovável criou mais de 500.000 novos empregos em todo o mundo em 2017, um aumento de 5,3% em relação a 2016. O setor de energia solar fotovoltaica continua sendo o maior empregador entre todas as tecnologias de energia renovável e responde por aproximadamente 3,4 milhões de empregos, quase 9% a partir do ano de 2016, depois de atingir um recorde de 94 GW de instalações em 2017.

A energia solar fotovoltaica é uma das fontes que mais gera empregos diretos e indiretos. Segundo representantes do Greenpeace os postos de trabalho criados são na cadeia de produção e instalação dos sistemas solares. Até mesmo a micro geração distribuída abre vagas de empregos em todas as partes do mundo. Pequenos sistemas fotovoltaicos instalados de 20 MW empregam 600 pessoas.

Aspecto técnico

Longa vida útil
Os equipamentos que compõem o sistema solar, como painéis solares, inversores de frequência, cabos e estruturas, quando de boa qualidade, possuem vida útil de 25 anos ou mais. Isso significa que após o investimento ter sido pago, o que leva entre 3 e 5 anos em média para um sistema residencial, o sistema funcionará por muito anos gerando energia e dinheiro. Os equipamentos são muito robustos e exigem muito pouca manutenção. Normalmente, apenas a limpeza periódica dos painéis solares é necessária.

Fonte: Luz Solar