Blog

CONHEÇA OS 8 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR

publicado em 29 de outubro de 2019

Você provavelmente já sabe que é possível gerar energia a partir da luz do sol, certo? Mas quais são os benefícios da energia solar para o bolso dos usuários e para o meio ambiente?

Essa alternativa realmente é cheia de vantagens, ainda mais em tempos nos quais as tarifas da energia elétrica não param de subir. Isso ocorre principalmente por conta da chamada bandeira vermelha, em virtude dos baixos níveis dos reservatórios de água.

Além disso, as vantagens oferecidas pela produção e utilização da energia solar valem inclusive para nosso ecossistema. Continue lendo este artigo e conheça 8 benefícios da energia solar!

1. REDUÇÃO DA POLUIÇÃO E DAS TAXAS DE CARBONO
A preservação do meio ambiente também depende de cada um de nós — e não apenas dos dirigentes dos países e das grandes empresas. Por isso, cabe a você fazer escolhas na sua rotina diária que contribuam para diminuir os impactos ambientais.

A energia solar é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono. Afinal, esse recurso é considerado limpo, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão mineral.

2. BAIXÍSSIMA NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO
Por serem compostos por apenas dois principais elementos — painéis solares e inversores —, os sistemas de energia solar apresentam baixas necessidades em relação à manutenção.

Depois de instalado o sistema, os cuidados requeridos envolvem somente a limpeza e a fiscalização dos painéis solares. Tanto esses equipamentos quanto os inversores são feitos para trabalhar continuamente. Além disso, a vida útil dos componentes do sistema fotovoltaico é longa.

3. ENERGIA INFINITA
Considerando que a fonte da geração de energia fotovoltaica é o sol, podemos afirmar que essa alternativa nunca acabará. Afinal, o sol sempre será a estrela central do nosso sistema.

Independentemente de, em alguns dias, a luz do sol apresentar mais ou menos força, ela sempre estará presente. Por isso, a energia solar é tida como limpa, natural, infinita e renovável.

4. DIMINUIÇÃO DO VALOR DA CONTA DE LUZ
Não podemos deixar de citar a grande diferença que o uso da energia solar traz para o seu bolso. Quem tem esse tipo de sistema de geração instalado em seu imóvel consegue produzir 100% da energia que consome.

Isso significa que a redução no valor da sua conta é de até 98% e imediata. É necessário apenas pagar a taxa obrigatória da concessionária.

Os únicos custos que envolvem o sistema de energia fotovoltaica são a limpeza periódica dos painéis. Ou seja: se levarmos em consideração que a fonte operacional da energia solar é gratuita, podemos dizer que o usuário desse tipo de alternativa terá uma economia considerável no seu orçamento.

5. VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL
Seja um imóvel comercial ou residencial, pode ter certeza de que, ao ter um sistema de energia solar instalado, automaticamente o seu valor de mercado aumentará. Afinal, o possível comprador vai contabilizar toda a economia que terá ao longo dos anos em relação aos seus gastos anteriores com energia.

Isso significa que a quantia que você investiu ao optar pela instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou no seu comércio voltará para o seu bolso acrescida de uma rentabilidade. A razão é simples: quem comprar o imóvel deve levar em consideração que não terá de passar pelo processo de busca e adequação para a produção da energia solar.

6. INVESTIMENTO COM CUSTO/BENEFÍCIO SATISFATÓRIO
O valor do investimento ainda é o maior obstáculo para quem deseja implantar um projeto de energia fotovoltaica em sua casa, seu negócio ou na indústria. É claro que a instalação desse tipo de sistema envolve um custo relativamente alto no Brasil, mas a quantia sofre bastante variação.

Tudo depende do nível de consumo de energia no imóvel e de como é o aterramento da localização, entre outros fatores. É importante salientar que não importa o valor do investimento para começar a gerar energia solar: os ganhos econômicos que esse sistema proporciona, em comparação com o convencional, representam uma redução na fatura de energia elétrica de até 98%.

Além disso, o Retorno sobre Investimento (ROI), mesmo variando de acordo com o consumo, costuma ser obtido em um prazo médio de seis anos. Se levarmos em consideração que o equipamento tem uma durabilidade de 25 anos, você terá 19 anos para produzir energia solar com todo o seu investimento já pago.

7. SUSTENTABILIDADE
Como mencionamos, a energia solar é considerada limpa (em oposição aos combustíveis fósseis), pois não gera resíduos poluentes e gases causadores do efeito estufa. A sustentabilidade da produção de energia fotovoltaica fica por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para existir.

Além disso, a instalação dos sistemas fotovoltaicos não impacta de forma negativa a natureza — ao contrário das usinas hidrelétricas, que necessitam realizar inundações em áreas enormes, destruindo o ecossistema de determinados lugares e deixando muitas famílias desabrigadas.

8. OBTENÇÃO DE TECNOLOGIA DE PONTA
O Greenpeace divulgou uma pesquisa que mostra que a maior parte das pessoas está interessada em instalar um sistema de energia solar. Porém, entre os 70 milhões de consumidores de energia elétrica no Brasil, apenas cerca de dez mil deles já produzem sua própria energia por meio de um sistema fotovoltaico.

Tais dados revelam que, apesar de hoje em dia existirem vários facilitadores para a aquisição desse tipo de sistema, a energia solar ainda faz parte de um pequeno grupo de consumidores. Eles têm como costume a adoção de tecnologias logo quando estão em seu início e são chamados de “early-adopters”, em inglês.

O ato de obter a tecnologia de ponta, nesse caso, é refletido em um interessante retorno financeiro, além da sustentabilidade. Isso significa poder afirmar que o seu imóvel, seja ele comercial ou residencial, é considerado energeticamente autossustentável.

Como mostramos neste artigo, a energia solar implica diversos benefícios tanto para o usuário quanto para o meio ambiente. Você economiza dinheiro, seu imóvel fica valorizado, o ecossistema é preservado e, ainda por cima, há a possibilidade de sair na frente quando o assunto é tecnologia de ponta. Trata-se de uma relação ganha-ganha, sem lados negativos, pode acreditar.